O que você acha? A palavra correta é dedetização ou detetização? Essa é uma dúvida muito comum na hora de falar ou mesmo de pesquisar pelo serviço na internet.
Talvez você tenha chegado até aqui justamente fazendo essa pesquisa, buscando uma empresa para eliminar os insetos de sua casa ou empresa, certo? Continue a leitura para descobrir a versão correta da palavra, além de saber o que está por trás disso.
Qual é a origem da palavra dedetização?
Como deu para perceber pelo título, a versão correta é dedetização.
A origem do verbo “dedetizar” vem de um pesticida utilizado para combater infestações de parasitas nas lavouras, o diclorodifeniltricloroetano, conhecido pela sigla DDT. Assim, a aplicação do produto ficou popularmente conhecida como dedetização.
O DDT foi considerado o primeiro pesticida moderno, sendo bastante utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, servia para proteger os soldados do tifo, transmitido por um piolho. Mais tarde, a substância ajudou a combater os vetores da malária, da febre amarela e da leishmaniose, inclusive no Brasil.
Barata e altamente eficaz, a substância era empregada nas lavouras como forma de controlar infestações de parasitas. Porém, o uso desmedido ocasionou a contaminação do solo e dos alimentos. Em humanos, o contato tinha potencial de causar distúrbios sensoriais, dificuldades respiratórias e até o óbito.
Aos poucos, o pesticida foi sendo abandonado. No Brasil, a fabricação, a comercialização e o uso foram proibidos em 2009, com a sanção da Lei nº 11.936.
Quanto à nomenclatura do serviço de dedetização, essa não corresponde mais à realidade das imunizadoras.
Muitas empresas ainda usam o termo porque ele é mais conhecido entre o público (também vamos empregar a palavra “dedetização” ao longo deste texto para facilitar a compreensão). No entanto, o segmento adotou o nome controle de pragas.
O que substituiu o DDT?
Além da proibição do DDT, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o Ministério da Saúde do Brasil regulamentam o uso de produtos domissanitários em locais com circulação de pessoas. Isso significa que as equipes de dedetização não podem usar produtos agrícolas em residências ou empresas. Você sabia disso?
Portanto, na hora de contratar, pergunte para a prestadora de serviço se os produtos são realmente domissanitários. Esses são desenvolvidos com uma tecnologia que garante maior toxicidade para as pragas sem abrir mão da segurança das pessoas.
Atualmente, há uma séria preocupação com o impacto de inseticidas, raticidas e afins no meio ambiente. Desse modo, não basta utilizar químicos autorizados pelos órgãos responsáveis: as empresas do ramo também seguem manuais de boas práticas – ou, ao menos, deveriam seguir esses critérios.
Quando a imunizadora age de maneira correta, os procedimentos são conduzidos sem interferir no bem-estar das pessoas. Junto a isso, garantem a segurança dos animais domésticos durante a dedetização.
Qual a diferença entre dedetização de insetos e controle de pragas?
A nomenclatura controle de pragas abarca, de maneira mais adequada, as questões atuais de responsabilidade e segurança ambiental. Ela indica que as pragas não são controladas apenas com veneno, mas também com outras medidas de segurança sanitária.
Ainda, existe uma honestidade na expressão controle de pragas, pois ela informa que a ação é controlar. Afinal, a promessa de eliminar insetos e ratos definitivamente não é verdadeira.
Isso porque o serviço tem um tempo de garantia. Depois, o efeito residual do domissanitário já não é mais tão efetivo, então chega o momento de reaplicá-lo.
Elaboramos um comparativo para você entender as principais diferenças entre a dedetização e o controle de pragas.
Vale lembrar que existem outras terminologias para designar esse mesmo processo:
- Detetização (a forma errada de escrita) é um termo popularmente usado para dedetização de insetos. Entretanto, o único registrado nos dicionários da língua portuguesa é “dedetização”, mesmo.
- Desinsetização e desinfecção com inseticida também são nomenclaturas possíveis para classificar o processo de afastamento e controle das pragas pelo uso de inseticida.
- Imunização é um processo que tem o intuito de tornar imune algo (no caso, o seu ambiente).