55 3331-1013 / 55 9 8402-0137 adm@bionovars.com.br

Elas são uma das pragas mais abominadas mundo afora. E com razão, já que carregam milhares de bactérias de um lugar para outro, causando contaminação por onde passam. Por isso, você deve aprender como eliminar baratas de uma vez por todas.

Confira a seguir mais informações sobre os hábitos nada agradáveis das cascudas. Veja, também, como se proteger de infestações.

Modo de ataque das baratas

As baratas podem invadir sua casa ou empresa entrando livremente por aberturas como portas, janelas ou frestas. Elas também podem vir no meio das sacolas de compras do supermercado, ou ainda subir pela tubulação do esgoto e dos ralos.

Como esses insetos são sensíveis ao menor movimento, além de muito rápidos, se escondem em qualquer fresta ao perceber a presença de possíveis predadores. Isso dificulta sua eliminação.

Além do mais, as cascudas têm hábitos noturnos, o que significa que você dificilmente percebe uma infestação ainda no início. Quando tem muitas baratas aparecendo à luz do dia, é sinal de que já há outras tantas escondidas no ambiente.

E elas sobrevivem com facilidade, viu? Com um paladar nada apurado – comem qualquer matéria orgânica –, as baratas se instalam tanto em cozinhas quanto em locais sujos, como esgotos. Para piorar, elas se reproduzem rapidamente, sendo que apenas um casal pode gerar cerca de 100 mil descendentes em um ano.

Aliás, fica a dica: o desentupimento das tubulações ajuda a evitar essa e outras pragas.

 

Pontos fortes das baratas

As baratas são quase indestrutíveis. Todos os órgãos e funções vitais delas estão protegidos no tórax, onde fica a carapaça, a parte mais resistente do corpo. Até a respiração ocorre nas laterais, permitindo que o bicho sobreviva sem cabeça.

As baratas também resistem sem se alimentar por dias, mesmo que isso seja quase impossível de acontecer.

Imunidade genética. O uso eventual de inseticidas, muitos deles sem efetividade, deixa as baratas mais resistentes a venenos. Estudos comprovam que esses insetos desenvolvem imunidade a certas substâncias, transmitindo a informação genética aos descendentes.

Principais doenças transmitidas por baratas

Não bastasse toda a destruição e a contaminação cruzada de alimentos, as baratas ainda podem transmitir doenças. Isso porque elas carregam fungos e bactérias nas patas, de modo que espalham esses microrganismos por onde passam.

Falando nisso, não é muito comum, mas elas podem até mesmo morder uma pessoa que esteja dormindo. Ainda que humanos não sejam o principal alvo das cascudas, o risco existe. Portanto, é importante prevenir infestações para não ter problemas de saúde.

Entre as principais doenças que as baratas podem transmitir, destacamos as seguintes:

 Gastroenterite: a inflamação do estômago e dos intestinos geralmente causa vômito e diarreia.

 Febre tifoide: a doença bacteriana é caracterizada pela febre alta e pelas dores de cabeça associadas a mal-estar geral.

 Tuberculose: afeta principalmente os pulmões, sendo que a tosse prolongada (por mais de três semanas) é o principal sintoma.

 Hanseníase (lepra): leva à diminuição ou à perda da sensibilidade tátil nos membros do corpo, ocasionando incapacidades permanentes.

 Furunculose: a infecção de pele gera diversos furúnculos (caroços avermelhados) pelo corpo.

Como identificar as principais espécies de baratas

Embora existam centenas de espécies de baratas na natureza, você só deve se preocupar com duas, justamente as mais comuns no meio urbano. São elas:

Barata de esgoto (Periplaneta americana)

Essas baratas, como o apelido nada lisonjeiro sugere, habitam galerias de esgoto, lixo e caixas de gordura. Imagine a quantidade de micróbios que elas podem levar à sua casa ou empresa!

Você, com certeza, já as viu circulando por aí, pois são grandes, marrons e têm asas – o que faz com que sejam conhecidas também como “baratas voadoras”.

Francesinha ou alemã (Blatella Germanica)

Já as germânicas preferem locais quentes e úmidos, vivendo em cozinhas, restaurantes e áreas de produção de alimentos, principalmente. Elas têm uma coloração mais clara e são miúdas.

Normalmente, as baratas preferem circular à noite, então é nesse momento que é mais comum perceber se elas estão infestando o perímetro. Porém, caso você se depare com os insetos durante o dia, não pense duas vezes antes de chamar uma imunizadora: isso é sinal de que a quantidade de bichos está muito alta, forçando alguns deles a sair em outros horários para procurar alimento.

Como eliminar as baratas de vez?

Agora você vai aprender como evitar baratas no ambiente. Afinal, existem cuidados simples, mas que contribuem para prevenir infestações. Veja só:

  • manter o local sempre limpo;
  • deixar as lixeiras tampadas o tempo todo;
  • instalar telas em janelas, portas, ralos, exaustores e sistemas de ventilação para evitar o acesso de insetos;
  • manter alimentos em recipientes fechados.

Mas, se esses cuidados não forem suficientes e a área ficar infestada, então como acabar com as baratas? Bem, aí o trabalho é para profissionais.

Para eliminar insetos tão resistentes e perigosos, a solução correta é a desinsetização realizada por uma empresa qualificada. O serviço utiliza produtos controlados e específicos para a eliminação da praga, que também garantem a segurança de sua família ou de seus colaboradores.

Alguns métodos para prevenir e eliminar infestações, inclusive, não demandam evacuação. Você pode permanecer no local durante toda a aplicação do produto.